Cardápio saudável para as crianças nas férias

Se normalmente já não é fácil manter a alimentação das crianças equilibrada e saudável, nas férias parece ainda mais difícil, afinal, a rotina torna-se mais leve e sem tantas regras e horários. Cabe aos pais criarem alternativas atraentes e saudáveis.

Confira as dicas para uma alimentação saudável para as crianças nas férias:

  • Tenha frutas picadas e guardadas em potes ao alcance das crianças. Morangos, gomos de tangerina, uvas, kiwi agradam a criançada e são ricos em vitaminas antioxidantes;
  • Produtos em conserva como Beterrabas Hemmer e Pepinos Hemmer, como frutas em calda (Pêras, Pêssegos e Abacaxi).
  • Não faça estoque de biscoitos e guloseimas em casa. Quanto maior for a oferta, mais a criança comerá esse tipo de alimento;
  • Prefira oferecer cookies e rosquinhas integrais que são encontrados em diversos sabores, desde aveia e mel até cacau e frutas vermelhas;
  • A granola é uma opção interessante para “beliscar” e pode substituir os salgadinhos. Se a vontade de comer um salgadinho for grande faça pipoca em casa. Ela tem bastante fibra, importante para manter o bom funcionamento do intestino;
  • Convide as crianças para participar da preparação do prato. Isto desperta o interesse pelos alimentos;
  • Sanduíches naturais, acompanhados de suco são uma ótima pedida, além de fáceis de preparar. Prefira pão integral e recheie com alface, tomate, pasta de soja ou tahine, queijo branco e frango desfiado. Para incentivar que os pequenos comam vale cortar o sanduíche com cortadores de biscoito no formato de animais ou flores;
  • Aproveite a folga das crianças e agende um piquenique. Leve frutas secas, salada de frutas, sanduichinhos integrais, sucos e chás gelados;
  • Não proíba, mas imponha limites. Escolha um dia para que as crianças possam escolher o cardápio, neste dia vale a pizza e até o hambúrguer.